Pastorais: Acolhida: Clique na foto

Pastorais > Acolhida

Pastorais: Acolhida: Clique na foto

Clique na foto

Pastoral da Acolhida, uma proposta para o Bem da Comunidade
 “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). A Pastoral da Acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhor nas missas e encontros. O objetivo da pastoral é preocupar-se em passar a imagem de comunidade bonita e acolhedora – o ideal e o que se espera de uma comunidade cristã. Essa imagem está muito ligada à qualidade de recepção. Ás pessoas que vêm à nossa Igreja devem voltar para casa mais felizes e agradecidas, com a sensação de que continuar participando faz bem.
A missão da Pastoral consiste em acolher com amor e dedicação os participantes das missas dominicais. Esse acolhimento é feito com um cumprimento e a entrega dos folhetos na porta da Igreja, acomodação das pessoas com uma maior atenção aos idosos, gestantes e portadores de deficiências. Prestação de socorro no caso de mal-estar ou outro problema, entrega de panfletos de interesse da paróquia, informações diversas e todas aquelas atenções necessárias para o bem-estar dos fiéis e a ordem básica durante as funções litúrgicas.
Nosso maior objetivo é proporcionar, com esse conjunto de atividades, um clima de maior entrosamento entre os participantes da missa e maiores condições para uma celebração mais confortável, alegre, séria e orante.
Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia-a-dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7). É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros, estando à disposição para cumprir com as necessidades da paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores.
Mas, o que é Acolher? Parece uma pergunta fácil, mas não é tão simples assim. Acolher alguém na Igreja tem um sentido especial, o acolhimento cristão é carregado de uma profundidade tamanha! Mas cremos que existem alguns segredos que devemos descobrir como uma espécie de tesouro escondido na comunidade.
Acolher, dizendo de forma rápida, é receber bem, e ir ao encontro de alguém. Isso já é uma essência do acolhimento. Receber bem aqueles que adentram à Igreja. O acolhimento é um serviço evangélico que prestamos à comunidade e por isso deve ser disciplinado com base na palavra de Deus, que motiva e anima os acolhedores a desempenharem um bom trabalho de pastoral. A atitude de acolhimento evangélico requer agudeza, sensibilidade e, acima de tudo disponibilidade em atender de forma criativa as pessoas.

Destaques