Pastorais: Legião de Maria: Clique na imagem

Pastorais > Legião de Maria

Pastorais: Legião de Maria: Clique na imagem

Clique na imagem

Reuniões todas as Quintas-feiras no Santuário Mãe dos Aflitos as 15:00 hs.
 Rua Aristeu Dias Leme, n°59 - Vila Gea - Campo Grande, São Paulo CEP: 04691-050 Fone.: (11) 5563-2354 / (11) 5631-7015
História
LEGIÃO DE MARIA

Em Dublin, no dia 7 de setembro de 1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e por iniciativa de Frank Duff, jovem funcionário do Ministério das Finanças, reúnem-se umas quinze pessoas para juntas procurarem uma forma de apostolado.
Todos invocam o Espírito Santo e rezam o terço, após o que, resolvem visitar dois a dois, tal como os apóstolos, os doentes de um hospital de psiquiatria. Exprimem também o desejo de se reunirem todas as semanas. Assim a Legião de Maria acabava de nascer, com suas características: oração em comum, trabalho apostólico bem determinado, reunião semanal.
A Legião foi a princípio, conhecida como Associação de Nossa Senhora da Misericórdia. Só em novembro de 1925, pouco mais de 4 anos após o seu nascimento, adotou-se o nome de Legião de Maria. Em 1930 usou-se pela primeira vez o termo “praesidium”, para designar o grupo local e “Concilium”, o conselho central.
No Brasil foi trazida pelo irmão João com autorização de Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro. Realiza-se a 27 de outubro de 1951 no santuário de Fátima, a primeira reunião semanal do Praesidium. “Refugium Peccatorum”.
Em 1954 surgiu a Legião de Maria em São Paulo. Com a expansão do movimento em nossa região, havendo a presença da Legião em várias cidades como: Pedreira, Amparo, Mogi Mirim, o Comitium Assumpta de Campinas instalou em 1985 em Pedreira a Cúria Mater Dei e em se-guida em 1989 em Mogi Mirim a Cúria Mãe e Mestra.
Em 1994 com o crescente número de praesidia, houve o desmembramento da Cúria de Pedreira originando a Cúria Mãe Divina Graça de Amparo. Atualmente a Legião de Maria na Diocese de Amparo conta com 37 Praesidia e 3 Cúrias abrangendo as cidades de Pedreira, Jaguariúna, Amparo, Serra Negra, Mogi Mirim e Itapira.
Dentro das pastorais existentes na paróquia a Legião realiza os seguintes trabalhos: Visitas domiciliáres, visitas a doentes nos lares e hospitais, visitas a famílias recém chegadas ao bairro, recrutamento de novos membros para a Legião, visitas ao Lar dos Velhos, Orfanatos, coordenação de grupos de rua (estudo bíblico, novenas, reza do terço), catequese para crianças, adolescentes, adultos (1ª Eucaristia, perseverança, crisma, batismo), encontros para jovens, alfabetização de adultos, e outras. Anualmente realiza uma jornada apostólica onde todas as casas de um determinado bairro são visitadas.
A legião de Maria está à disposição do Bispo da Diocese e do Pároco para toda e qualquer forma de serviço social e de ação católica que essas autoridades julguem convenientes ao legionários e útil à Igreja.
 
“A Legião de Maria é um Movimento da Igreja Católica constituída de leigos e leigas que tem como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo”.

 

Destaques